Bajau: Os Humanos Geneticamente Adaptados ao Mergulho
Os Bajau são um povo nómada que vive nas águas das Filipinas, Malásia e Indonésia.
A maioria dos seus elementos vivem da pesca submarina e da recolha de elementos naturais que usam mais tarde para criar objetos artesanais.
Os Bajau são conhecidos como os ciganos do mar ou os nómadas dos mares.
Quantos segundos consegues estar sem respirar debaixo de água? os Bajau levam o mergulho em apneia ao extremo sendo que os seus elementos podem aguentar cerca 13 minutos sem respirar. Além disso, alcançam profundidades que chegam aos 60 metros.
Num estudo recente publicado na revista Cell ficou a saber-se que existe uma mutação no ADN dos Bajau que faz com que tenham baços maiores, o que lhes dá uma grande vantagem ao nadarem nas profundezas.
Era de se esperar que a habilidade de mergulho dos Bajau tivesse sido adquirida por anos de prática como meio de subsistência, Porém, foi identificado que o tamanho do baço não varia entre indivíduos mergulhadores e não mergulhadores. A explicação teria de ser outra. A análise genética do povo Bajau comparada com a de outras etnias asiáticas mostra mais de 25 mutações e foi adquirida por meio de seleção natural.
Além de realçar a capacidade humana de se adaptar geneticamente aos diversos ambientes, a pesquisa também pode ser usada para ajudar no desenvolvimento de tratamentos médicos envolvendo distúrbios como apneia do sono e hipóxia em altitude elevada.
E tu, já conhecias os Bajau?