A Tradicional Dança Kecak - Blog da Diamond Tours & Travel - Diamond Tours and Travel

Português
Inglês
logo amarelo
logo amarelo
Ir para o conteúdo

A Tradicional Dança Kecak

Diamond Tours and Travel
Publicado por em Artigos ·
Além das Danças Barong e Janger, outra apresentação que não deves perder numa visita a Bali é a tradicional Dança Kecak, uma das obras-primas balinesas na forma de dança e drama musical.
Realizada ao entardecer, geralmente sobre uma falésia voltada para o mar, a história continua após o sunset, quando a luz vem apenas das tochas de bambu a arder.
O foco está inteiramente nos círculos de 50-60 homens, de peito nu, vestindo apenas sarongs balineses, sentados de pernas cruzadas em redor de um conjunto de tochas no centro.

O canto do coro de homens representa um exército de macacos entoando continuamente “Cak! Cak! Cak!” ou “Keh-Chak” durante quase toda a performance. Esta incrível orquestra de vozes humanas é conduzida por um solista, que se encarrega de indicar as notas altas e baixas, e também atua como narrador.
A performance relata a versão mais curta do épico Ramayana Saga. A história começa quando o príncipe Rama vagueia pela floresta com a sua esposa Shinta e o seu irmão Lakshmana. Lá, o gigante Rahwana sequestra Shinta e mantém-na no seu palácio. Rama parte então em busca de ajuda e envia Lakhsmana para encontrar seu amigo Sugriwa, o Rei do Reino dos Macacos. Sugriwa envia o seu comandante, o macaco branco, chamado Hanoman, para verificar Shinta no Palácio de Rahwana. Uma cena dramática é retratada quando Hanoman é capturado e colocado num círculo de fogo para ser queimado vivo. Em vez de queimar, o guerreiro macaco branco permanece ileso e sai para queimar o palácio de Rahwana. Assim, começa a batalha entre as duas forças.


A princípio, Rahwana e as suas tropas conseguem invadir Rama. No entanto, Sugriwa e Hanoman vêm em auxílio de Rama junto com o resto das tropas de macacos, derrotando o rei maligno de uma vez por todas.

Diz-se que a Dança Kecak tem origem num antigo ritual balinês chamado Sanghyang, que visava uma forma de exorcismo para repelir espíritos malignos nos quais os dançarinos entram em transe. A dança apareceu pela primeira vez em 1930, depois do dançarino balinês Wayan Limbak trabalhar junto do pintor alemão Walter Spies para criar uma versão de performance dramática do Sanghyang, incorporando a saga épica do Ramayana. Eles levaram a inovação numa turné e fizeram com que a dança se tornasse popular desde então.

A  Kecak é realizada regularmente em muitos lugares por toda a ilha de Bali. No entanto, o melhor lugar para assistir a este espetáculo ímpar é no Pura Uluwatu, onde a dança é realizada diariamente tendo como pano de fundo o dramático pôr do sol.

Se ainda não viste a Kecak, pede-nos um orçamento e viaja para Bali. Temos a certeza que vais adorar.


2020 Diamond Tours and Travel
FAQ
RNAVT
Voltar para o conteúdo